PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2011
(Deverá ser preenchido 1 (um) formulário para cada turma prioritária)
I. Identificação da escola
UF: MS | Município: Campo Grande |
Escola: São José |
II. Identificação da Turma Prioritária
Etapa de Ensino/Ano: 9º | Turma: A e B | Turno: Vespertino |
III. Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico: Liane Virgínia Petry Oliveira | E-mail: liane_petry@hotmail.com | Tel: 8115-3919 |
Responsável pela STE: Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima | E-mail: arsll@bol.com.br | Tel: 9125-2812 |
Endereço do blog ou site onde serão divulgadas as atividades projeto: | conectabrasilsaojosé.blogspot.com / eesjinterativo.blogspot.com | |
Professores envolvidos no projeto | ||
Professor (es): Niva Maria de Souza Giovana Débora Pereira Edilamar Lima Gustavo | Disciplina (s): L.Portuguesa Matemática Educação Física |
IV. Justificativa
A Escola Estadual São José sempre apresentou um índice bom de desempenho dos alunos na Prova Brasil, que é uma avaliação nacional complementar do rendimento escolar utilizada para o cálculo do IDEB. Porém a cada ano de realização da prova as notas e o índice do IDEB, no período vespertino da escola, caem. No ano de 2005 o Índice foi de 5,6 , em 2007 o indice caiu para 5,2 e em 2009 foi de 5,1. Uma queda de 0,5 pontos nas três avaliações realizadas. Para 2011 nossa meta projetada é de 6,0, sabemos que um índice difícil de alcançar, mas que com o auxilio do projeto Conecta Brasil iremos buscar. |
V. Objetivos da utilização da STE com essa turma
Objetivos de aprendizagem: - Desenvolver atividades diferenciadas com o objetivo de estimular e incentivar os alunos na busca de conhecimentos necessários a realização da Prova Brasil, consequentemente elevar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas; - Desenvolver atividades que trabalhem os pressupostos teóricos que embasam os exercícios da Prova Brasil; - Trabalhar com o uso do Blog: Vídeos, textos, imagens, pesquisa e atividades de diversos temas definidos pelo professor objetivando os conteúdos e formatos referentes a Prova Brasil, além da divulgação das atividades produzidas pelos alunos desenvolvendo assim a responsabilidade e o espírito crítico nos educandos, como produtores de conhecimento e cultura; - Incentivar o interesse pela leitura, produção de vídeos e meios de comunicação; - Com a produção dos vídeos desenvolver o pensamento crítico; a expressão e comunicação; - Integrar diferentes capacidades e inteligências; - Trabalhar com a elaboração e produção de entrevistas para levantamento, leitura e interpretação dos dados pesquisados; Com elaboração de gráficos, tabelas e resolução de problemas; |
Conteúdos curriculares a serem abordados: L.Portuguesa – Procedimentos de Leitura; Compreensão de textos; Relação entre textos; Coerência e coesão no processamento de textos; Recursos expressivos e efeitos de sentido; Variação Lingüística. Matemática – Espaço de forma; Grandezas e medidas; Números e operações / Álgebra e funções; Tratamento das informações. Educação Física - Cultura Corporal de Movimento; Princípio da Inclusão na cultura de movimento corporal no processo ensino aprendizagem; Desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores e princípios democráticos; Esporte e lazer. |
VI. Procedimentos de Aprendizagem
· Língua Portuguesa: Leitura de textos, observação de imagens, vídeos para reescrita, reflexão, interpretação e comentários; produção de textos escritos e vídeos com entrevistas e histórias narrativas acerca do tema proposto Bullying, com resolução de exercícios no formato da Prova Brasil; · Matemática: Levantamento de dados em textos e pesquisas na internet para organização, leitura , interpretação e análises desses dados, produção de gráficos, tabelas e resolução de situações problemas, produção de um Jornal Digital, com entrevistas e reportagens com o tema preservação do ambiente escolar, com resolução de exercícios no formato da Prova Brasil; · Educação Física: Produção de apresentações com fotos, imagens e vídeos produzidos pelos alunos em STE, com momentos de jogos e de lazer realizando atividades voltadas para a Cultura Corporal de Movimento; |
· Língua Portuguesa: Produção de vídeo com entrevista e mensagens contra o Bullying; 1ª aula Com o auxílio do blog do projeto conectabrasilsaojose.blogspot.com os alunos irão assistir aos vídeos postados e fazer comentários sobre o Bullying e contar um fato que tenha presenciado; 2ª aula Após reflexão sobre a violência nas escolas ao alunos acessam o blog do projeto, fazem a leitura do texto postado e responderão a exercícios no formato da Prova Brasil; 3ª aula Os alunos irão assistir a exemplos de vídeos de entrevistas para iniciarem a elaboração da atividade proposta: produção de um vídeo com entrevistas e mensagens contra o Bullying; 4ª aula Produção do Vídeo na STE; 5ª aula Produção do Vídeo na STE; 6ª aula Produção do Vídeo na STE; 7ª aula Produção do Vídeo na STE; 8ª aula Postagem no blog do Projeto Conecta Brasil e comentários sobre os trabalhos realizados. · Matemática: Produção de um jornal com entrevistas, reportagens e apresentações com o tema Preservação X Depredação do ambiente escolar; 1ª aula Atividade de pesquisa sobre a Prova Brasil: O que é? Porque fazer? Para quê? Quando? Como? Conteúdos e Observar no site do MEC os índices de IDEB da escola e de outras conhecidas. Fazer uma comparação dos dados pesquisados. 2ª aula Identificar os conteúdos básicos de matemática que são cobrados na Prova Brasil e responder exemplos de exercícios de cada tema específico: Espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações e tratamento da informação; 3ª aula Os alunos irão assistir a exemplos de jornais estudantis, produzidos por alunos, para iniciarem a elaboração da atividade proposta: produção de um jornal o com entrevistas, reportagens e apresentações com o tema Preservação X Depredação do ambiente escolar; 4ª aula Produção do Jornal na STE; 5ª aula Produção do Jornal na STE; 6ª aula Produção do Jornal na STE; 7ª aula Produção do Jornal na STE; 8ª aula Postagem no blog do Projeto Conecta Brasil e comentários sobre os trabalhos realizados. · Educação Física: Produção de apresentações com fotos, imagens e vídeos produzidos pelos alunos em STE, com momentos de jogos e de lazer realizando atividades voltadas para a Cultura Corporal de Movimento; 1ª aula Com o auxílio do blog conectabrasilsaojose.blogspot.com os alunos irão assistir a vídeos de brincadeiras populares e pesquisarão quais brincadeiras irão apresentar em suas produções; 2ª aula Produção das apresentações na STE; 3ª aula Produção das apresentações na STE; 4ª aula Produção das apresentações na STE; 5ª aula Produção das apresentações na STE; 6ª aula Produção das apresentações na STE; 7ª aula Postagem no blog do Projeto Conecta Brasil e comentários sobre os trabalhos realizados. |
VII. Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades
Internet;
Vídeos sobre temas determinados;
Biblioteca;
Máquina digital;
Celular;
Software para produzir efeitos em fotos e imagens
Software de produção de vídeos;
Material impresso para levantamento de dados de pesquisa;
Software de elaboração de gráficos e tabelas;
Projetor Interativo Multimídia
Material para confecção de cartazes e murais;
Blog para postagem de atividades e comentários da comunidade escolar;
Datashow;
Impressoras;
VIII. Produto Final produzido pelos alunos
- Vídeos com mensagens e entrevistas sobre o Bullying;
- Comentários no Blog sobre as atividades realizadas;
- Produção de um Jornal Digital com o tem Preservação X Depredação do ambiente escolar;
- Apresentações em Power point ou Movie meaker de imagens e vídeos dos alunos em momentos de jogos e lazer incentivando a cultura corporal de movimento.
IX. Cronograma das atividades
Atividades de Língua Portuguesa
Agosto | Realização da 1ª e 2ª aulas elaboradas; |
Setembro | Realização da 3ª e 4ª aulas elaboradas; |
Outubro | Realização da 5ª, 6ª e 7ª aulas elaboradas |
Novembro | Finalização das atividades com a postagem no Blog. |
Atividades de Matemática
Agosto | Realização da 1ª e 2ª aulas elaboradas; |
Setembro | Realização da 3ª e 4ª aulas elaboradas; |
Outubro | Realização da 5ª, 6ª e 7ª aulas elaboradas |
Novembro | Finalização das atividades com a postagem no Blog. |
Atividades de Educação Física
Setembro | Realização da 1ª e 2ª aulas elaboradas; |
Outubro | Realização da 3ª e 4ªª aulas elaboradas |
Novembro | Realização da 5ª, 6ª e 7ª ,finalização das atividades com a postagem no Blog. |
X. Avaliação e Resultados Esperados
Serão avaliados:
Os trabalhos desenvolvidos ( Vídeos de entrevistas e mensagens contra o Bullying, Jornal Digital sobre Preservação do Ambiente Escolar e Apresentações sobre jogos e atividades esportivas)
Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham condições satisfatórias para realizar a Prova Brasil, elevando o nível do IDEB da escola. desenvolvam a reflexão sobre a importância da participação concreta dos mesmos nas ações, atividades e projetos trabalhados no ambiente escolar.
XII. Referências utilizadas (livros, sites, revistas, periódicos, etc.)
Prazo de entrega até 30/08/2011
Enviar para o e-mail do seu Professor Multiplicador do NTECGR