Formulários - Planejamento 8º ano B


PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2011
(Deverá ser preenchido 1 (um) formulário para cada turma prioritária)
I. Identificação da escola
UF:  MS
Município: Campo Grande
Escola:  São José

II. Identificação da Turma Prioritária
Etapa de Ensino/Ano:  8º
Turma: B
Turno: Vespertino

III. Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico:
 Liane Virgínia Petry Oliveira
E-mail:
liane_petry@hotmail.com
Tel:
8115-3919
Responsável pela STE:
Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima
E-mail:
arsll@bol.com.br
Tel:
9125-2812
Endereço do blog ou site onde serão divulgadas as atividades projeto:
conectabrasilsaojosé.blogspot.com  /
eesjinterativo.blogspot.com
Professores envolvidos no projeto
Professor (es):
Lílian Inês Zeni Cereser
Kamilla de Oliveira Fernandes
Rosangela Salvador Domingues

Disciplina (s):
L.Portuguesa
Artes
Matemática

IV. Justificativa

A turma 8º ano B apresenta como características: indisciplina, falta de respeito às regras e dificuldades de aprendizagem.
Há um quadro de desmotivação generalizado na turma que acreditamos ser o principal fator causador destas características apresentadas. 

V. Objetivos da utilização da STE com essa turma
Objetivos de aprendizagem:
 - Desenvolver atividades diferenciadas, dinâmicas e criativas que poderão gerar nos alunos uma motivação, despertando o interesse pelo desenvolvimento das atividades e ações propostas no projeto, tanto na STE quanto em Sala, ou qualquer outra ambiente de aprendizagem;
 - Trabalhar com o uso do Blog a divulgação das atividades produzidas pelos alunos desenvolvendo assim a responsabilidade e o espírito crítico nos educandos, como produtores de conhecimento e cultura;
 - Desenvolver a criatividade através da construção das historias em quadrinhos;
 - Estimular o espírito participativo e colaborativo do aluno durante o trabalho a ser desenvolvido;
 - Incentivar o interesse dos alunos pela leitura;
 - Desenvolver a oralidade, interpretação e reprodução dos textos.
 - Com a produção dos vídeos desenvolver o pensamento crítico; a expressão e comunicação;
 - Integrar diferentes capacidades e inteligências;
 - Trabalhar com a elaboração e produção de entrevistas para levantamento, leitura e interpretação dos dados pesquisados;
 - Desenvolver a integração e as relações pessoais no ambiente escolar utilizando-se do mural produzido com a utilização de imagens  e fotos dos próprios alunos, o que os inserem de forma concreta na comunidade escolar.
Conteúdos curriculares a serem abordados:
L.Portuguesa - Práticas de leitura, escrita, oralidade e análise lingüística:
                         gêneros textuais, reescrita e produção textual em forma de histórias em quadrinhos,               reflexão dos elementos discursivos, textuais e estruturais, marcas lingüísticas típicas da oralidade em seu uso formal e informal                        
Artes – Trabalho com fotografia para desenvolver a identidade, a autoimagem e o autoconhecimento;
             Reconhecimento de si dos outros como elemento constituinte da comunidade escolar, receptores e produtores de conhecimento. 

Matemática – Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos: levantamento de dados, elementos de amostragem, cálculos e interpretação de   índices estatísticos;
                      Apropriação crítica e criativa de novas mídias, estimulando a criação, a análise e produção de vídeos com um tema específico.  

VI. Procedimentos de Aprendizagem
·    Língua Portuguesa: Leitura de livros para o reconto da história na forma de produção de Histórias em Quadrinhos Digital;
·    Artes: Confecção de um mural de fotos trabalhadas com molduras e textos na STE com o tema “Somos São José”;
·    Matemática: Levantar dados através de pesquisas com questionários, interpretá-los e analisá-los. Expor através de cartazes e murais considerações e elementos importantes da pesquisa. Produzir vídeos com entrevistas  e definição de Bullying.

·    Língua Portuguesa: Produção de Histórias em Quadrinhos Digital;
1ª aula
Pesquisar sobre a definição de histórias em quadrinho, tipos de balões de comunicação, etapas para a elaboração de HQ  e observar e fazer a leitura de exemplos de histórias em quadrinhos;
2ª aula
Definição dos personagens que serão inseridos na HQ, escolher a imagem dos personagens desenhados, ou copiados de outra pré existente, nomeá-los e iniciar a produção da história no computador;
3º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
4º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
5º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
6º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
7º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
8º aula
Produção da Historia em quadrinhos na STE;
9º aula
Postagem no blog do projeto Conecta Brasil da HQ e comentários sobre o trabalho realizado.

·    Artes: Confecção de um mural de fotos trabalhadas com molduras e textos na STE com o tema “Somos São José”;
1ª aula
Pesquisar sobre montagem de fotos com efeitos, molduras, textos. Observar exemplos e iniciar aprendizagem com imagens da Internet e dadas pelo professor.
2ª aula
Após os alunos realizarem a coleta de fotos e imagens deles e de membros da comunidade escolar interna e externa, na STE os alunos irão colocar efeitos, moldura, textos e outras imagens nestas fotos e imagens.
3ª aula
Continuação da atividade na STE, os alunos  colocam efeitos, moldura, textos e outras imagens em fotos e imagens tiradas por eles.
4ª aula
Continuação da atividade na STE, os alunos  colocam efeitos, moldura, textos e outras imagens em fotos e imagens tiradas por eles.
5ª aula
Montagem do mural com as fotos e imagens com efeitos produzidas pelos alunos. Postagem de fotos no blog do projeto Conecta Brasil e comentários sobre o trabalho realizado.

·    Matemática: Levantamento de dados através de pesquisas com questionários sobre tema bullying, interpretá-los e analisá-los. Expor através de cartazes e murais considerações e elementos importantes da pesquisa. Produzir vídeos com entrevistas  e definição de Bullying.
1ª aula
Pesquisar sobre pesquisas com questionários, levantamento, análise e interpretação de dados, formas de exposição de dados pesquisados e a importância de se realizar pesquisas sobre determinados temas.
2ª aula
Após os alunos realizarem uma pesquisa sobre o Bullying em nossa escola, utilizando questionários para direcionar a pesquisa, os alunos irão com o uso do computador transferir os dados para o Excel, ler, interpretar, analisar e expor em forma de gráficos e tabelas a leitura desses dados.
3ª aula
Continuação da atividade de produção de gráficos e tabelas dos dados sobre Bullying pesquisados. Postagem, analises e comentários dos gráficos e tabelas produzidos, no blog do projeto Conecta Brasil.
4ª aula
Continuação da atividade de produção de gráficos e tabelas dos dados sobre Bullying pesquisados. Postagem, analises e comentários dos gráficos e tabelas produzidos, no blog do projeto Conecta Brasil
5ª aula
Os alunos irão assistir a vídeos com entrevistas de pessoas que já sofreram com o Bullying e irão comentar no blog do projeto Conecta Brasil sobre a violência nas escolas. Deverão produzir um vídeo com entrevistas sobre o tema Bullying e depois irão editar este vídeos na STE;
6ª aula
Edição dos vídeos produzidos pelos alunos;
7º aula
Edição dos vídeos produzidos pelos alunos;
8ª aula
Edição dos vídeos produzidos pelos alunos;
9ª aula
Finalização da edição dos vídeos e postagem dos escolhidos pelo professor no blog do projeto Conecta Brasil.


VII. Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades
Internet;
Vídeos sobre temas determinados
Software de produção de histórias em quadrinhos;
Biblioteca;
Livros de literatura brasileira;
Máquina digital;
Celular;
Software para produzir efeitos em fotos e imagens
Software de produção de vídeos;
Material impresso para levantamento de dados de pesquisa;
Software de elaboração de gráficos e tabelas;
Projetor Interativo Multimídia
Material para confecção de cartazes e murais;
Blog para postagem de atividades e comentários da comunidade escolar;
Microsystem;
Datashow;
Impressoras;


VIII. Produto Final produzido pelos alunos
 - Livros digitais de histórias em quadrinhos;
 - Mural de fotos com efeitos, molduras, textos e imagens com o tema “Somos São José”;
 - Vídeos de mensagens e de entrevistas sobre o Bullying;
 - Cartazes em murais na escola e postagens no blog sobre os dados levantados em pesquisas sobre o   ...Bullying na escola.           

IX. Cronograma das atividades
Atividades de Língua Portuguesa
Agosto
Realização da 1ª, 2ª 3ª e 4ª aulas elaboradas;
Setembro
Realização da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas elaboradas;
Outubro
Finalização das atividades com a postagem no Blog.
Atividade de artes
Setembro
Realização da 1ª aula elaborada;
Outubro
Realização da 2ª, 3ª, 4ª e 5ª aulas elaboradas com a postagem no blog;
Novembro
Confecção do mural coma s fotos.

Atividades de Matemática
Setembro
Realização da 1ª e 2ª aulas elaboradas;
Outubro
Realização da 3ª, 4ª, 5ª e 6ªaulas elaboradas;
Novembro
Realização das 6ª e 7ª aulas elaboradas e finalização das atividades com a 9ª aula e a postagem no Blog.


X. Avaliação e Resultados Esperados
Serão avaliados::
Os trabalhos desenvolvidos (Livro digital de histórias em quadrinhos, as fotos produzidas, o vídeo sobre Bullying, os gráficos e tabelas elaborados )
A participação em todos os momentos das atividades e ações realizadas;

Espera-se que ao final o projeto contribua de forma bastante significativa na superação das dificuldades de aprendizagem, na motivação dos alunos, desenvolvendo a reflexão sobre a importância da participação concreta dos mesmos nas ações, atividades e projetos trabalhados no ambiente escolar e visando alcançar melhoras comportamentais, principalmente disciplinares, para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.   



XII. Referências utilizadas (livros, sites, revistas, periódicos, etc.)


Prazo de entrega até 30/08/2011
Enviar para o e-mail do seu Professor Multiplicador do NTECGR