PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO POR TURMA PRIORITÁRIA
Segundo Semestre Letivo de 2011
(Deverá ser preenchido 1 (um) formulário para cada turma prioritária)
I. Identificação da escola
UF: MS | Município: Campo Grande |
Escola: São José |
II. Identificação da Turma Prioritária
Etapa de Ensino/Ano: 8º | Turma: B | Turno: Vespertino |
III. Responsáveis pelo Planejamento Pedagógico dessa turma
Coordenador pedagógico: Liane Virgínia Petry Oliveira | E-mail: liane_petry@hotmail.com | Tel: 8115-3919 |
Responsável pela STE: Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima | E-mail: arsll@bol.com.br | Tel: 9125-2812 |
Endereço do blog ou site onde serão divulgadas as atividades projeto: | conectabrasilsaojosé.blogspot.com / eesjinterativo.blogspot.com | |
Professores envolvidos no projeto | ||
Professor (es): Lílian Inês Zeni Cereser Kamilla de Oliveira Fernandes Rosangela Salvador Domingues | Disciplina (s): L.Portuguesa Artes Matemática |
IV. Justificativa
A turma 8º ano B apresenta como características: indisciplina, falta de respeito às regras e dificuldades de aprendizagem. Há um quadro de desmotivação generalizado na turma que acreditamos ser o principal fator causador destas características apresentadas. |
V. Objetivos da utilização da STE com essa turma
Objetivos de aprendizagem: - Desenvolver atividades diferenciadas, dinâmicas e criativas que poderão gerar nos alunos uma motivação, despertando o interesse pelo desenvolvimento das atividades e ações propostas no projeto, tanto na STE quanto em Sala, ou qualquer outra ambiente de aprendizagem; - Trabalhar com o uso do Blog a divulgação das atividades produzidas pelos alunos desenvolvendo assim a responsabilidade e o espírito crítico nos educandos, como produtores de conhecimento e cultura; - Desenvolver a criatividade através da construção das historias em quadrinhos; - Estimular o espírito participativo e colaborativo do aluno durante o trabalho a ser desenvolvido; - Incentivar o interesse dos alunos pela leitura; - Desenvolver a oralidade, interpretação e reprodução dos textos. - Com a produção dos vídeos desenvolver o pensamento crítico; a expressão e comunicação; - Integrar diferentes capacidades e inteligências; - Trabalhar com a elaboração e produção de entrevistas para levantamento, leitura e interpretação dos dados pesquisados; - Desenvolver a integração e as relações pessoais no ambiente escolar utilizando-se do mural produzido com a utilização de imagens e fotos dos próprios alunos, o que os inserem de forma concreta na comunidade escolar. |
Conteúdos curriculares a serem abordados: L.Portuguesa - Práticas de leitura, escrita, oralidade e análise lingüística: gêneros textuais, reescrita e produção textual em forma de histórias em quadrinhos, reflexão dos elementos discursivos, textuais e estruturais, marcas lingüísticas típicas da oralidade em seu uso formal e informal Artes – Trabalho com fotografia para desenvolver a identidade, a autoimagem e o autoconhecimento; Reconhecimento de si dos outros como elemento constituinte da comunidade escolar, receptores e produtores de conhecimento. Matemática – Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos: levantamento de dados, elementos de amostragem, cálculos e interpretação de índices estatísticos; Apropriação crítica e criativa de novas mídias, estimulando a criação, a análise e produção de vídeos com um tema específico. |
VI. Procedimentos de Aprendizagem
· Língua Portuguesa: Leitura de livros para o reconto da história na forma de produção de Histórias em Quadrinhos Digital; · Artes: Confecção de um mural de fotos trabalhadas com molduras e textos na STE com o tema “Somos São José”; · Matemática: Levantar dados através de pesquisas com questionários, interpretá-los e analisá-los. Expor através de cartazes e murais considerações e elementos importantes da pesquisa. Produzir vídeos com entrevistas e definição de Bullying. |
· Língua Portuguesa: Produção de Histórias em Quadrinhos Digital; 1ª aula Pesquisar sobre a definição de histórias em quadrinho, tipos de balões de comunicação, etapas para a elaboração de HQ e observar e fazer a leitura de exemplos de histórias em quadrinhos; 2ª aula Definição dos personagens que serão inseridos na HQ, escolher a imagem dos personagens desenhados, ou copiados de outra pré existente, nomeá-los e iniciar a produção da história no computador; 3º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 4º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 5º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 6º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 7º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 8º aula Produção da Historia em quadrinhos na STE; 9º aula Postagem no blog do projeto Conecta Brasil da HQ e comentários sobre o trabalho realizado. · Artes: Confecção de um mural de fotos trabalhadas com molduras e textos na STE com o tema “Somos São José”; 1ª aula Pesquisar sobre montagem de fotos com efeitos, molduras, textos. Observar exemplos e iniciar aprendizagem com imagens da Internet e dadas pelo professor. 2ª aula Após os alunos realizarem a coleta de fotos e imagens deles e de membros da comunidade escolar interna e externa, na STE os alunos irão colocar efeitos, moldura, textos e outras imagens nestas fotos e imagens. 3ª aula Continuação da atividade na STE, os alunos colocam efeitos, moldura, textos e outras imagens em fotos e imagens tiradas por eles. 4ª aula Continuação da atividade na STE, os alunos colocam efeitos, moldura, textos e outras imagens em fotos e imagens tiradas por eles. 5ª aula Montagem do mural com as fotos e imagens com efeitos produzidas pelos alunos. Postagem de fotos no blog do projeto Conecta Brasil e comentários sobre o trabalho realizado. · Matemática: Levantamento de dados através de pesquisas com questionários sobre tema bullying, interpretá-los e analisá-los. Expor através de cartazes e murais considerações e elementos importantes da pesquisa. Produzir vídeos com entrevistas e definição de Bullying. 1ª aula Pesquisar sobre pesquisas com questionários, levantamento, análise e interpretação de dados, formas de exposição de dados pesquisados e a importância de se realizar pesquisas sobre determinados temas. 2ª aula Após os alunos realizarem uma pesquisa sobre o Bullying em nossa escola, utilizando questionários para direcionar a pesquisa, os alunos irão com o uso do computador transferir os dados para o Excel, ler, interpretar, analisar e expor em forma de gráficos e tabelas a leitura desses dados. 3ª aula Continuação da atividade de produção de gráficos e tabelas dos dados sobre Bullying pesquisados. Postagem, analises e comentários dos gráficos e tabelas produzidos, no blog do projeto Conecta Brasil. 4ª aula Continuação da atividade de produção de gráficos e tabelas dos dados sobre Bullying pesquisados. Postagem, analises e comentários dos gráficos e tabelas produzidos, no blog do projeto Conecta Brasil 5ª aula Os alunos irão assistir a vídeos com entrevistas de pessoas que já sofreram com o Bullying e irão comentar no blog do projeto Conecta Brasil sobre a violência nas escolas. Deverão produzir um vídeo com entrevistas sobre o tema Bullying e depois irão editar este vídeos na STE; 6ª aula Edição dos vídeos produzidos pelos alunos; 7º aula Edição dos vídeos produzidos pelos alunos; 8ª aula Edição dos vídeos produzidos pelos alunos; 9ª aula Finalização da edição dos vídeos e postagem dos escolhidos pelo professor no blog do projeto Conecta Brasil. |
VII. Recursos tecnológicos a serem utilizados nas atividades
Internet;
Vídeos sobre temas determinados
Software de produção de histórias em quadrinhos;
Biblioteca;
Livros de literatura brasileira;
Máquina digital;
Celular;
Software para produzir efeitos em fotos e imagens
Software de produção de vídeos;
Material impresso para levantamento de dados de pesquisa;
Software de elaboração de gráficos e tabelas;
Projetor Interativo Multimídia
Material para confecção de cartazes e murais;
Blog para postagem de atividades e comentários da comunidade escolar;
Microsystem;
Datashow;
Impressoras;
VIII. Produto Final produzido pelos alunos
- Livros digitais de histórias em quadrinhos;
- Mural de fotos com efeitos, molduras, textos e imagens com o tema “Somos São José”;
- Vídeos de mensagens e de entrevistas sobre o Bullying;
- Cartazes em murais na escola e postagens no blog sobre os dados levantados em pesquisas sobre o ...Bullying na escola.
IX. Cronograma das atividades
Atividades de Língua Portuguesa
Agosto | Realização da 1ª, 2ª 3ª e 4ª aulas elaboradas; |
Setembro | Realização da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas elaboradas; |
Outubro | Finalização das atividades com a postagem no Blog. |
Atividade de artes
Setembro | Realização da 1ª aula elaborada; |
Outubro | Realização da 2ª, 3ª, 4ª e 5ª aulas elaboradas com a postagem no blog; |
Novembro | Confecção do mural coma s fotos. |
Atividades de Matemática
Setembro | Realização da 1ª e 2ª aulas elaboradas; |
Outubro | Realização da 3ª, 4ª, 5ª e 6ªaulas elaboradas; |
Novembro | Realização das 6ª e 7ª aulas elaboradas e finalização das atividades com a 9ª aula e a postagem no Blog. |
X. Avaliação e Resultados Esperados
Serão avaliados::
Os trabalhos desenvolvidos (Livro digital de histórias em quadrinhos, as fotos produzidas, o vídeo sobre Bullying, os gráficos e tabelas elaborados )
A participação em todos os momentos das atividades e ações realizadas;
Espera-se que ao final o projeto contribua de forma bastante significativa na superação das dificuldades de aprendizagem, na motivação dos alunos, desenvolvendo a reflexão sobre a importância da participação concreta dos mesmos nas ações, atividades e projetos trabalhados no ambiente escolar e visando alcançar melhoras comportamentais, principalmente disciplinares, para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.
XII. Referências utilizadas (livros, sites, revistas, periódicos, etc.)
Prazo de entrega até 30/08/2011
Enviar para o e-mail do seu Professor Multiplicador do NTECGR