PROJETO: “CONECTA ESCOLA”
Análise Situacional da E.E. SÃO JOSÉ
2° Semestre letivo de 2011- PRAZO PARA ENTREGA ATÉ 19/08/2011
I. Identificação da escola
UF: MS | Município: Campo Grande | ||
Escola: Escola Estadual São José | |||
Localização: ( x ) zona urbana ( ) zona rural | |||
Endereço: Rua Arthur Jorge, nº 1762. Vila Rosa | Telefone: (67) 3314-1242 | ||
Diretor (a): Ivone Ap. Calvo Marcuzo | Tel: | E-mail: | |
Diretor Adj: | Tel: | E-mail: | |
Responsável pelo Projeto na escola: Telma Soares de Alencar | E-mail: telmalencar@hotmail.com | ||
Responsável pela STE matutino: Luciana Barros | E-mail: lub251@hotmail.com Tel: (67) 9267-8045 | ||
Responsável pela STE vespertino: Profª Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima | E-mail:arsll@bol.com.br Tel: (67) 9125-2812 | ||
Responsável pela STE noturno: | E-mail: Tel: (67) | ||
II. Índices oficiais da Escola
Campo Grande | Escola Estadual ______________________ | |
Nota de 2009 | Projeção para 2011 | |
Ideb - anos iniciais do EF | 5,5 | 5,9 |
Ideb - anos finais do EF | 5,1 | 6,0 |
III. Infra-estrutura da escola
DEPENDÊNCIAS | Quantidade | Em boas condições de uso | Em manutenção | Sem condições de uso (desativada) |
Sala de aula | 08 | X | ||
Biblioteca ou sala de leitura | 01 | X | ||
Sala de Vídeo / Multimídia | 01 | X | ||
Sala de professores | 01 | X | ||
Laboratório de Ciências | 01 | X | ||
Laboratório de Informática | 01 | X | ||
Laboratório de Química | - | - | ||
Quadra de esportes coberta | - | - | ||
Quadra de esporte descoberta | 01 | X | ||
Pátio coberto | - | - | ||
Pátio descoberto | 01 | X | ||
Auditório | - | - | ||
Sala de reuniões | - | - |
(Se necessário, insira mais linhas na tabela)
IV. Recursos tecnológicos disponíveis na escola, além da STE.
(Colocar se vai ser utilizada no projeto ou não)
Equipamento | Quantidade | Localização na escola | Em boas condições de uso | Em manutenção | Sem condições de uso (desativado) | Será Utilizada? |
Televisão | 01 | Sala de Vídeo | X | sim | ||
Videocassete | 01 | Sala de Vídeo | X | não | ||
DVD Player | 01 | Sala de Vídeo | X | sim | ||
Computador (es) | 20 | Sala de Tecnologias | X | sim | ||
Computador(es) | 01 | Sala dos Professores | X | sim | ||
Computador(es) | 01 | Sala da Coordenação | X | sim | ||
Impressora(s) | 02 | Sala de Tecnologias | X | sim | ||
Impressora(s) | 02 | Secretaria | X | sim | ||
Scanner(s) | 01 | Secretaria | X | sim | ||
Filmadora(s) | 01 | Sala de Direção | x | não | ||
Câmera(s) digital(is) | 01 | Sala de Direção | X | sim | ||
Data show | 01 | Sala de Vídeo | X | sim | ||
Microsystem | 01 | Sala da Direção | X | sim | ||
Microfone | 01 | Sala da Direção | X | sim | ||
Caixas de Som | 02 | Sala de Vídeo | X | sim | ||
Notbook | 01 | Sala de Vídeo | x | não | ||
Projetor Interativo Mutimídia | 01 | Sala de Tecnologia | X | sim | ||
Outros (especifique) | ||||||
Outros (especifique) |
(Se necessário, inserir mais linhas para possibilitar a listagem de todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola)
V. Liste as ações e/ou projetos que estão sendo desenvolvidos na escola no corrente ano.
Ações / Projetos | Objetivo |
Projeto Meio Ambiente | Contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, críticos e conscientes de seus direitos e deveres no desenvolvimento sustentável, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social, eficiência econômica |
Projeto Valores para Vida | Contribuir para a formação espiritual dos alunos, desenvolver valores morais, proporcionar momentos de reflexão e união entre as turmas Trabalhar nos alunos a auto estima; o amor ao próximo, o respeito aos colegas, pais funcionários da escola; |
Projeto Xadrez | Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura. Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa . |
Projeto de Leitura | Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter de leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural. |
Projeto Transito | Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência essencialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito. |
Feira de Artesanato | Proporcionar aos alunos, professores, funcionários administrativos, pais e toda comunidade escolar da Escola São José a valorização e divulgação dos produtos artesanais, realizando trocas de experiências e agregando a valorização da cultura popular desenvolvida por eles. |
Sarau de Poesias | Ampliar o repertório literário e construir um maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias). Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade. Aprender a expressar-se num grupo. |
(Inserir linhas necessárias para possibilitar a listagem de todas as medidas e projetos implantados na escola)
PROJETO “CONECTA ESCOLA” – PARTE 2
PRIORIDADES DE USO DA STE
Segundo semestre letivo de 2011
I. Uso da STE
O uso da STE deve estar de acordo com o Projeto Tecnológico da Escola e o Projeto Político Pedagógico
O uso da STE deve estar de acordo com o Projeto Tecnológico da Escola e o Projeto Político Pedagógico
A matriz horária de uso da STE deve prever espaço para:
1. As turmas prioritárias de alunos (com frequência mínima de duas vezes por semana);
2. A escola deve priorizar turmas, cujo desempenho acadêmico dos alunos possuam aspectos que necessitem de atenção especial, para que os resultados gerais da escola possam ser melhorados. Para cada turma a escola escolherá o foco da atenção (os assuntos considerados mais críticos) e os professores participantes do Projeto deverão desenvolver na STE atividades voltadas para melhoria desses aspectos.
3. Sugere-se que as atividades na STE sejam desenvolvidas a partir de temas comuns a várias disciplinas, que auxiliem os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências tais como: análise e interpretação de texto, capacidade de resolver situações problemas, necessários à Matemática, Português, História, Química e outros. Ações integradas auxiliam na interdisciplinaridade e na contextualização das áreas de estudo.
II. Objetivos do uso da STE
Para cada uma das turmas prioritárias definidas pela escola, explicitar os aspectos de aprendizagem a serem desenvolvidos integrando os recursos disponíveis nas STEs.
Anos | Turmas | Turnos | Nº de alunos por sala | Objetivo(s) de aprendizagem – foco(s) | Disciplinas envolvidas |
5 º | 5 A | Matutino | 20 | Melhorar o desempenho acadêmico, na avaliação do IDEB Desenvolver a oralidade, interpretação e produção de diversos genros textuais. Desenvolver o raciocínio lógico em situações problemas. Localiza-se no tempo e espaço. Adquirir noções dos princípios cristãos. Desenvolvimento da criatividade | Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, História e Geografia, Produção Interativa |
5 º | 5B | Matutino | 20 | Melhorar o desempenho acadêmico, na avaliação do IDEB Desenvolver a oralidade, interpretação e produção de diversos genros textuais. Desenvolver o raciocínio lógico em situações problemas. Localiza-se no tempo e espaço. Adquirir noções dos princípios cristãos. Desenvolvimento da criatividade | Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, História e Geografia, Produção Interativa |
8º | B | Vespertino | 25 | Desenvolver atividades diferenciadas que despertem no aluno uma motivação, resultando em uma aprendizagem eficaz e mudanças comportamentais. | L.Portuguesa Artes Matemática |
9º | A | Vespertino | 32 | Elevar o Desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB | L.Portuguesa Matemática |
9º | B | Vespertino | 23 | Elevar o Desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB | L.Portuguesa Matemática |
(Inserir mais linhas na tabela, de forma a incluir todas as turmas prioritárias)
III. Participantes do Projeto Conecta Escola:
Coordenador(es) Pedagógico(s) envolvido(s) no Projeto: | Turno de trabalho | |
Nome: Telma Soares de Alencar E-mail: telmalencar@hotmail.com Telefone: 3314-1242 | Matutino | |
Nome: Aurélia Dalçoquio Stédile Silva E-mail:aureliastédile@hotmail.com Telefone: 3314-1242 | Matutino | |
Nome: Liane Virgínia Petry Oliveira E-mail: liane_petry@hotmail.com Telefone: 8115-3919 | Vespertino |
(Se necessário, inserir mais linhas na tabela)
PROFESSORES REGENTES | ||
Matutino Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias: | Vespertino Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias: | Noturno Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias: |
Nome Maria Lucia Silva Disciplina:Atividades Turma(s): 5 A | Nome: Lílian Inês Zeni Cereser Disciplina: L.Portuguesa Turma(s): 8º ano B | Nome: Disciplina: Turma(s): |
Nome Adélia Martinez Trivellato Disciplina:Atividades Turma(s): 5B | Nome: Kamilla de Oliveira Fernandes Disciplina: Artes Turma(s): 8º ano B | Nome: Disciplina: Turma(s): |
Nome Andrea Cristina Molina Disciplina:Artes Turma(s):5 A e 5 B | Nome: Giovana Débora Pereira Disciplina: Matemática Turma(s): 9º ano A e B | Nome: Disciplina: Turma(s): |
Nome Disciplina:Isaura Turma(s): | Nome: Niva Maria de Souza Araújo Disciplina: L.Portuguesa Turma(s): 9º ano A e B | Nome: Disciplina: Turma(s): |
Nome Disciplina: Turma(s): | Nome: Rosangela S. Domingues Disciplina: Matemática Turma(s): 8º B | Nome: Disciplina: Turma(s): |
Nome Disciplina: Turma(s): | Nome: Edilamar Lima Gustavo Disciplina: Turma(s): | Nome: Disciplina: Turma(s): |