Formulários do Projeto - Análise situacional

 PROJETO: “CONECTA ESCOLA”

Análise Situacional da E.E.  SÃO JOSÉ

2° Semestre letivo de 2011- PRAZO PARA ENTREGA ATÉ 19/08/2011

I. Identificação da escola
UF: MS
Município: Campo Grande
Escola: Escola Estadual São José
Localização: (  x  ) zona urbana          (   ) zona rural
Endereço: Rua Arthur Jorge, nº 1762. Vila Rosa
Telefone: (67) 3314-1242
Diretor (a): Ivone Ap. Calvo Marcuzo
Tel:
E-mail:
Diretor Adj:
Tel:
E-mail:
Responsável pelo Projeto na escola:
Telma Soares de Alencar
E-mail: telmalencar@hotmail.com
Responsável pela STE matutino:
Luciana Barros
E-mail: lub251@hotmail.com
Tel: (67) 9267-8045
Responsável pela STE vespertino:
Profª Adriana Rodrigues de Souza Lopes Lima
E-mail:arsll@bol.com.br
  Tel: (67) 9125-2812
Responsável pela STE noturno:
E-mail:
 Tel: (67)





II. Índices oficiais da Escola

Campo Grande
Escola Estadual ______________________




Nota de 2009
Projeção para 2011
Ideb - anos iniciais do EF
5,5
5,9
Ideb - anos finais do EF
5,1
6,0

III. Infra-estrutura da escola
DEPENDÊNCIAS
Quantidade
Em boas condições de uso
Em manutenção
Sem condições de uso
(desativada)
Sala de aula
08
X


Biblioteca ou sala de leitura
01
X


Sala de Vídeo / Multimídia
01
X


Sala de professores
01
X


Laboratório de Ciências
01
X


Laboratório de Informática
01
X


Laboratório de Química
-
-


Quadra de esportes coberta
-
-


Quadra de esporte descoberta
01
X


Pátio coberto
-
-


Pátio descoberto
01
X


Auditório
-
-


Sala de reuniões
-
-


      (Se necessário, insira mais linhas na tabela)









IV. Recursos tecnológicos disponíveis na escola, além da STE.
(Colocar se vai ser utilizada no projeto ou não)
Equipamento
Quantidade
Localização na escola
Em boas condições de uso
Em manutenção
Sem condições de uso
(desativado)
Será Utilizada?
Televisão
01
Sala de Vídeo
X


sim
Videocassete
01
Sala de Vídeo
X


não
DVD Player
01
Sala de Vídeo
X


sim
Computador (es)
20
Sala de Tecnologias
X


sim
Computador(es)
01
Sala dos Professores
X


sim
Computador(es)
01
Sala da Coordenação
X


sim
Impressora(s)
02
Sala de Tecnologias
X


sim
Impressora(s)
02
Secretaria
X


sim
Scanner(s)
01
Secretaria
X


sim
Filmadora(s)
01
Sala de Direção


x
não
Câmera(s) digital(is)
01
Sala de Direção
X


sim
Data show
01
Sala de Vídeo
X


sim
Microsystem
01
Sala da Direção
X


sim
Microfone
01
Sala da Direção
X


sim
Caixas de Som
02
Sala de Vídeo
X


sim
Notbook
01
Sala de Vídeo


x
não
Projetor Interativo Mutimídia
01
Sala de Tecnologia
X


sim
Outros (especifique)






Outros (especifique)







(Se necessário, inserir mais linhas para possibilitar a listagem de todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola)


V. Liste as ações e/ou projetos que estão sendo desenvolvidos na escola no corrente ano.


Ações / Projetos
Objetivo


Projeto Meio Ambiente
Contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, críticos e conscientes de seus direitos e deveres no desenvolvimento sustentável, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social, eficiência econômica



Projeto Valores para Vida
Contribuir para a formação espiritual dos alunos, desenvolver valores morais, proporcionar momentos de reflexão e união entre as turmas
Trabalhar nos alunos a auto estima; o amor ao próximo, o respeito aos colegas, pais funcionários da escola;




Projeto Xadrez
Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
 Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
 Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa
.



Projeto de Leitura
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter de leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.


Projeto Transito
Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência essencialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.



Feira de Artesanato
Proporcionar aos alunos, professores, funcionários administrativos, pais e toda comunidade escolar da Escola São José a valorização e divulgação  dos produtos artesanais, realizando trocas de experiências e agregando a valorização da cultura popular desenvolvida por eles.





Sarau de Poesias
Ampliar o repertório literário e construir um maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
 Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
 Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
 Aprender a expressar-se num grupo.
(Inserir linhas necessárias para possibilitar a listagem de todas as medidas e projetos implantados na escola)                              




PROJETO “CONECTA ESCOLA” – PARTE 2

PRIORIDADES DE USO DA STE

Segundo semestre letivo de 2011

I. Uso da STE
O uso da STE deve estar de acordo com o Projeto Tecnológico da Escola e o Projeto Político Pedagógico

A matriz horária de uso da STE deve prever espaço para:
1. As turmas prioritárias de alunos (com frequência mínima de duas vezes por semana);
2. A escola deve priorizar turmas, cujo desempenho acadêmico dos alunos possuam aspectos que necessitem de atenção especial, para que os resultados gerais da escola possam ser melhorados. Para cada turma a escola escolherá o foco da atenção (os assuntos considerados mais críticos) e os professores participantes do Projeto deverão desenvolver na STE atividades voltadas para melhoria desses aspectos.
3. Sugere-se que as atividades na STE sejam desenvolvidas a partir de temas comuns a várias disciplinas, que auxiliem os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências tais como: análise e interpretação de texto, capacidade de resolver situações problemas, necessários à Matemática, Português, História, Química e outros. Ações integradas auxiliam na interdisciplinaridade e na contextualização das áreas de estudo.

II. Objetivos do uso da STE

Para cada uma das turmas prioritárias definidas pela escola, explicitar os aspectos de aprendizagem a serem desenvolvidos integrando os recursos disponíveis nas STEs.

Anos
Turmas
Turnos
Nº de alunos por sala
Objetivo(s) de aprendizagem – foco(s)
Disciplinas envolvidas




5 º




5 A  




Matutino




20
Melhorar o desempenho acadêmico, na avaliação do IDEB
Desenvolver a oralidade, interpretação e produção de diversos genros textuais.
Desenvolver o raciocínio lógico em situações problemas.
Localiza-se no tempo e espaço.
Adquirir noções dos princípios cristãos.
Desenvolvimento da criatividade
Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, História e Geografia, Produção Interativa




5 º




5B




Matutino




20
Melhorar o desempenho acadêmico, na avaliação do IDEB
Desenvolver a oralidade, interpretação e produção de diversos genros textuais.
Desenvolver o raciocínio lógico em situações problemas.
Localiza-se no tempo e espaço.
Adquirir noções dos princípios cristãos.
Desenvolvimento da criatividade
Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, História e Geografia, Produção Interativa


   B

Vespertino

25
Desenvolver atividades diferenciadas que despertem no aluno uma motivação, resultando em uma aprendizagem eficaz e mudanças comportamentais.
L.Portuguesa
Artes
Matemática


   A

Vespertino

32
Elevar o Desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
L.Portuguesa
Matemática


   B

Vespertino

23
Elevar o Desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
L.Portuguesa
Matemática






            (Inserir mais linhas na tabela, de forma a incluir todas as turmas prioritárias)

III. Participantes do Projeto Conecta Escola:

Coordenador(es) Pedagógico(s) envolvido(s) no Projeto:
Turno de trabalho

Nome: Telma Soares de Alencar
E-mail: telmalencar@hotmail.com
Telefone: 3314-1242
Matutino

Nome: Aurélia Dalçoquio Stédile Silva
E-mail:aureliastédile@hotmail.com
Telefone: 3314-1242
Matutino

Nome: Liane Virgínia Petry Oliveira
E-mail: liane_petry@hotmail.com
Telefone: 8115-3919
Vespertino

 (Se necessário, inserir mais linhas na tabela)

PROFESSORES REGENTES
Matutino
Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias:
Vespertino
Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias:
Noturno
Professores regentes que atuarão nas turmas prioritárias:
Nome Maria Lucia Silva 
Disciplina:Atividades
Turma(s): 5 A
Nome: Lílian Inês Zeni Cereser
Disciplina: L.Portuguesa
Turma(s): 8º ano B
Nome:
Disciplina:
Turma(s):
Nome Adélia Martinez Trivellato
Disciplina:Atividades
Turma(s): 5B
Nome: Kamilla de Oliveira Fernandes
Disciplina: Artes
Turma(s): 8º ano B
Nome:
Disciplina:
Turma(s):
Nome Andrea Cristina Molina
Disciplina:Artes
Turma(s):5 A e 5 B
Nome: Giovana Débora Pereira
Disciplina: Matemática
Turma(s): 9º ano A e B
Nome:
Disciplina:
Turma(s):
Nome
Disciplina:Isaura
Turma(s):
Nome: Niva Maria de Souza Araújo
Disciplina: L.Portuguesa
Turma(s): 9º ano A e B
Nome:
Disciplina:
Turma(s):
Nome
Disciplina:
Turma(s):
Nome: Rosangela S. Domingues
Disciplina: Matemática
Turma(s): 8º B
Nome:
Disciplina:
Turma(s):
Nome
Disciplina:
Turma(s):
Nome: Edilamar Lima Gustavo
Disciplina:
Turma(s):
Nome:
Disciplina:
Turma(s):