terça-feira, 23 de agosto de 2011

Exercícios sobre o bullying.

Responda os exercícios sobre o bullying utilizando o texto abaixo.


O que é Bullying?

     Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

     "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro
Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
     Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Bullying é um termo utilizado na literatura psicológica anglo-saxônica, para designar comportamentos agressivos e anti-sociais, nos estudos sobre o problema da violência escolar.

     Universalmente, o bullying é conceituado como sendo um “conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima”.


     Ridicularizações, intimidações, apelidos pejorativos, ameaças, perseguições, difamações, humilhações, são algumas das condutas empregadas por autores de bullying.

8 comentários:

  1. Bullyng é uma agressão verbal que machuca e causa um trauma muito grande em quem sofre esse tipo de agressão, e é muito difícil de ser superado, pois a pessoa “se fecha do mundo”, e desse jeito se excluindo da sociedade ele não se abre com as pessoas e nem mesmo com a família.
    Então as pessoas que praticam o Bullyng deveriam se colocar no lugar da família de quem sofre e ver a dificuldade que é voltar a ter uma família feliz, pois uma família que tem alguém que sofre essa agressão se torna muito fechada e assim não recebem ajuda e opiniões de algumas pessoas que possam ajudar a superar isso.

    ResponderExcluir
  2. Os vídeos assistidos são muito importantes por que nos traz a importância do bullying na escola que é uma coisa muito ruim principalmente nas escolas por que nestes lugares que possui maior quantidade de bullying.
    O objetivo desses vídeos é combater o bullying para que crianças e adolescentes não se transformem um adulto agressivo e/ou depressivo.

    ResponderExcluir
  3. Laiz Ariadnes 8° ABullyng é uma agressão verbal que machuca e causa um trauma muito grande em quem sofre esse tipo de agressão, e é muito difícil de ser superado, pois a pessoa “se fecha do mundo”, e desse jeito se excluindo da sociedade ele não se abre com as pessoas e nem mesmo com a família.
    Então as pessoas que praticam o Bullyng deveriam se colocar no lugar da família de quem sofre e ver a dificuldade que é voltar a ter uma família feliz, pois uma família que tem alguém que sofre essa agressão se torna muito fechada e assim não recebem ajuda e opiniões de algumas pessoas que possam ajudar a superar isso.

    ResponderExcluir
  4. Anne Carolline, 8°A.
    O objetivo desses vídeos é combater o bullying para que crianças e adolescentes não se transformem um adulto agressivo e/ou depressivo. Pois escolas são os lugares onde mais acontece esse tipo de crime que afasta as pessoas da igreja, amigos, escolas e famílias, pela vergonha de ser xingado ou coisa parecida novamente.

    ResponderExcluir
  5. O bullying vem sido cada vez mais comum entre os jovens. Os lugares mais comuns que podem ser visto o bullying é nas escolas, ruas, festas, etc. O bullying na maioria das vezes traz sérios problemas pra quem sofre, e esses problemas podem ser tanto psicológico quanto físico. Ás vezes pode trazer até a morte.
    O bullying também ser visto na internet, onde são criadas comunidades ofensivas que podem ser visto por todos, onde outras pessoas colaboram nas ofensas. Bullying pode traumatizar a pessoa que sofre, e ela pode cometer sérios crimes no futuro. Diga NÃO ao bullying! / Mariana P. e Letticya L.

    ResponderExcluir
  6. Karol- Bullyng até parece coisa de filme americano mas infelizmente é real, e não só nos Estados Unidos,mas em, todas as partes do mundo.o Bullyng ocorre em qualquer tipo de lugar indepentemente da escola ser pública ou privada.Isso é uma realidade muito lamentável, pois todos queremos ir a escola para aprender, mas muitos não podem pois não querem mas sofrer com essa violência.Aqueles que praticam sabem o que estão fazendo e que isso não é certo,mas praticam pois acham que isso os tornaram mais populares, e acham isso uma diversão,mas oprender,humilhar,menosprezar e machucar as pessoas só porque elas tem um estilo de vida diferente, personalidades diferentes ou até mesmo não seguir os padrões de moda exigido por essa sociedade ignorante não é legal

    ResponderExcluir
  7. Camila Scarcelli, 8° A
    Infelizmente isso ocorre e em algumas vezes é tarde para impedir.
    As pessoas que sofrem o bulling ou o ciber bulling muitas vezes ficam caladas e não falam nada á ninguém sobre isso. Isso é muito ruim, porque assim não sabemos quem está praticando. Deste modo os agressores não são identificados nem punidos pelo seu ato.Então se você sofre isso AVISE para que a pessoa que lhe fez sofrer seja punido.

    ResponderExcluir
  8. Matheus Henrique e Julio César25 de agosto de 2011 às 14:04

    Na minha opinião a pessoa que pratica o bullying tinha que ter normas bem severas, pois não adianta apenas você falar nas palestras que nunca mais vai praticar o bullying e depois sair dando apelidos de mal gosto. Pois a pessoa que bota o apelido acha que esta arrasando porque seus colegas começam a rir, mais para a pessoa que recebe o apelido isso não é nada legal. Então temos que tomar atitudes decentes e parar de praticar o bullying.

    ResponderExcluir